-----///// Família Fantini /////-----
Buscar no site:
  Home
  Histórico
  Árvore
  Brasão
  Notas Biográficas
  Encontro
  Galeria de Fotos
  Cidadania
  Comacchio
  Itália
  Autores
  Agradecimentos
  Fale Conosco
  Indique nosso site
  Adicione aos Favoritos
 

Home >> Notas Biográficas   

Digenes Fantini



Quem é?

Diógenes Gonçalves Fantini nasceu em Sabará (MG), no dia 9 de outubro de 1947, e é filho de Raymundo Nonato Fantini e Alferina Gonçalves.


O que fez?

Graduou em Medicina, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), tornando-se médico competente. Pós-graduou em Medicina Intensiva.

Trabalhou em saúde pública, no Hospital Odilon Behrens, e no Programa Saúde da Família (PSF), em Belo Horizonte.

Foi Prefeito de Sabará, por dois mandatos (1983-1988 e 1993-1996), Presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (GRANBEL), Superintendente da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e Secretário da Saúde, em São José da Lapa, Minas Gerais.

Foi ainda Membro Fundador do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), em Sabará.

Integrado ao Programa Saúde da Família, trabalhou no Vale do Jequitinhonha (região de São Gonçalo do Rio Preto), atendendo a população, sem medir esforços.

Como superintendente da Fundação Ezequiel Dias, iniciou a produção de medicamentos que hoje são distribuídos na rede pública (Linha Funed) e implantou o 1° laboratório de Aids do Estado, vinculado à política de transfusão de sangue junto ao Hemominas.


O Prefeito Diógenes Fantini

Respaldado no pleno apoio do então governador Tancredo Neves, que, mais que ninguém, lutou pelo despertar da sociedade de sua inércia compulsória, o prefeito Diógenes Fantini, assessorado por uma equipe coesa, traçou um plano de desenvolvimento do município de Sabará, em que todos os detalhes foram respeitados.

Detalhes tais que se mostraram fundamentais na implantação da nova mentalidade política, porque, antes de qualquer coisa, significavam um trabalho de pesquisa e conhecimento do município e de seus moradores.

O prefeito Diógenes Fantini “realizou um programa de campanha corretamente estruturado e, sobretudo, coerente com autênticas aspirações populares.”

Seu slogan de campanha foi “O povo em primeiro lugar”.


Principais Realizações das Administrações de Diógenes Fantini

Implantou os distritos industriais do Arraial Velho e do Sobradinho; ampliou o distrito industrial Simão da Cunha; implantou o CAIC, no bairro de Fátima; construiu as Escolas Estaduais de Vilas Reunidas, Ana Lúcia, Escola Municipal do Palmital e do bairro Nossa Senhora de Fátima; efetuou diversas reformas em várias escolas estaduais (Projeto Eco); melhorou a qualidade da merenda escolar; estendeu séries; forneceu materiais para cantinas, bibliotecas e classes de aula; criou os bairros Valparaíso 1 e Valparaíso 2, em General Carneiro, os bairros Alto Fidalgo, Alto Cabral e Adelmolândia, na sede do município; duplicou trecho iniciado na ponte Saldanha Marinho com término na Avenida Expedicionário Romeu Dantas (Caieira); construiu campo de futebol próximo ao bairro Nações Unidas; desapropriou terreno na Rua Marquês de Sapucaí (antigo ferro velho) para construção de espaço destinado a eventos; criou o Festival da Cachaça e a Festa da Jabuticaba; prestigiou o tradicional Concurso Sinhá Moça; deu nova dimensão ao Carnaval do município.

Asfaltou a estrada que liga Sabará a Caeté; reformou e reforçou os pilares da ponte Saldanha Marinho (Paciência), que esteve sob ameaça de desabamento; despoluiu o rio Sabará, mediante a construção de interceptor sanitário, nas duas margens do rio, retirando o esgoto do bairro Gaia até o rio das Velhas, feito que constituiu a maior obra de saneamento e meio-ambiente do município; canalizou o Córrego Malheiros, obra de grande dimensão que desafiou diversas administrações; reformou amplamente o Teatro Municipal; asfaltou o bairro Pompeu; propiciou acesso de ônibus a esse bairro, destruindo estreito túnel sob um desativado trecho da estrada de ferro da RFF/SA; construiu passarela ligando os bairros Paciência e Arraial Velho; iniciou a construção da rodoviária municipal em nova localização; construiu a ponte do Chico Cego, dando prosseguimento à Avenida Prefeito Vítor Fantini, que terminava no Beco do Gato, quando o todo o trânsito para o bairro Siderúrgica passava pela Praça Getúlio Vargas; implantou a galeria do Beco do Gato.

Criou curso de enfermagem gratuito com capacitação profissionalizante, na sede do município; negociou junto ao Governo do Estado as instalações do antigo hospital de hansenianos (Caieira) e, adaptando os prédios antigos, instalou ali a Cadeia Pública, a Delegacia de Polícia e o Corpo de Bombeiros (em Sabará não havia Corpo de Bombeiros); restaurou a Rua Dom Pedro II, inteiramente tomada pelo SPHAN, com a implantação de calçamento de paralelepípedo e com a construção de rede subterrânea para eletricidade e telefonia; efetuou obra substituindo rede de água pluvial e esgoto da Rua Mestra Ritinha com manilhas de concreto de 1,5 m; impediu que o ramal ferroviário Costa Lacerda (Vale do Rio Doce) fosse construído sobre a encosta do município, agredindo o meio-ambiente com a construção de enormes pilares e retirando aproximadamente 500 famílias residentes no Morro São Francisco, Vila Esperança, Alto do Cabral, etc. (as ações junto à Vale do Rio Doce resultaram na modificação do projeto com a construção de um túnel de 3000 m, do Sobradinho até o bairro Mangueiras).

Com rigor e critério, foram restaurados diversos prédios no município, o que se convencionou chamar “Ciclo Fantini de Restauração”. Restauração de telhados, pinturas, obras de alvenaria, parte elétrica, muros, colocação de pisos e urbanização de áreas foram as obras executadas nas igrejas seguintes: Nossa Senhora do Bom Despacho, Capela de Santo Antônio do Pompéu, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Soledade, São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Pilar e Capela de Nossa Senhora de Sant’Anna. Além dessas, os seguintes prédios receberam obras de restauração: Solar do Padre Corrêa (sede da prefeitura), Casa de Borba Gato, Cadeia Pública, Passo da Rua da Lagoa, Chafariz do Rosário e Chafariz do Kaquende. Para cuidar de seus monumentos históricos, a prefeitura contou com a colaboração do IEPHA-SPHAN.


Quem visitou a prefeitura, às quartas-feiras, teve a prova do funcionamento de uma administração participativa. Ali, representantes das associações comunitárias e populares, isoladamente ou não, levavam ao prefeito Diógenes Fantini, desde pedidos de calçamento de ruas até instalação de postes ou cabos telefônicos, passando por postos médicos, policiais e escolas. O governo Fantini disponibilizou, na Prefeitura, para vista de interessados, demonstrativos, documentos, slides e fotos, provas de sua transparente administração.

O prefeito Diógenes Fantini beneficiou mais os bairros pobres do município e por vezes foi acusado pela imprensa e adversários de estar abandonando o centro. Em sua defesa, disse Osias Munaier Dolabela, então defensor público do município: “O centro da cidade é uma coisa pronta, e eu convido essas pessoas a percorrerem a periferia para verem o trabalho que ali é realizado, em termos de esgoto, água, luz e toda infra-estrutura.”

Ao término de seu segundo mandato, o prefeito Diógenes Fantini deixou o município de Sabará em 5º lugar, em um ranking elaborado pelo Jornal Estado de Minas, em parceira com a Fundação João Pinheiro, o qual avaliou a qualidade de vida no estado de Minas Gerais.

Diógenes Fantini foi homenageado com a Medalha da Inconfidência Mineira em Ouro Preto (MG). Tal distinção foi um reconhecimento do Estado ao trabalho por ele realizado em Sabará.

O compromisso do prefeito Diógenes Fantini foi o respeito à coisa pública, com seriedade no modo de conduzir os negócios do município.

No Salão Nobre da Prefeitura, encontra-se o retrato de Diógenes Gonçalves Fantini, entronizado na Galeria dos Ex-Prefeitos de Sabará.

Fonte: Folheto "Sabará – O Resgate das Raízes"; Folheto "Sabará – Uma Proposta de Governo"; Jornal "O Bandeirante", número 3; Jornal “Estado de Minas”, 15 de junho de 1997, caderno economia, página 4.


O elogio de Ziraldo, externado em visita à Biblioteca Pública Municipal de Sabará.

“O trabalho da Biblioteca faz parte de uma coisa conjunta, que tem que ser muito realimentada, incentivada. E a participação pessoal do Prefeito, o tempo todo, no evento, significa o interesse dele em servir a comunidade. Eu fiquei encantado com o trabalho do Diógenes nesse sentido, com essa participação dele.”


Mensagem enviada a Diógenes Fantini, por ocasião das eleições para a Prefeitura Municipal de Sabará.

PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO
DIRETÓRIO REGIONAL DE MINAS GERAIS

Belo Horizonte, 16 de outubro de 1982.

Prezado amigo
Dr. Diógenes Gonçalves Fantini
PMDB – Sabará

Li, com atenção e cuidado, o magnífico plano de desenvolvimento de Sabará, elaborado por Você e sua assessoria. Referido documento honra o nosso partido, não só em área municipal onde você é candidato, mas em todo o Brasil, dada a seriedade com que foram tratados os diversos setores sabarenses que estarão a seus cuidados. Não é simplesmente um plano de candidato; é um plano de governo que contempla os aspectos econômicos e sociais de seu município, tendo sido devidamente objetivadas as metas e os instrumentos de ação para atingi-las.

Por tudo isso, venho trazer o meu integral apoio à sua iniciativa e, eleito governador de Minas, desde já lhe asseguro, da parte do Estado e de seus órgãos, os recursos financeiros necessários para a construção da bela obra que Você pretende realizar.

Com a expressão de meu agradecimento pela gentileza em me submeter à consideração o trabalho elaborado, firmo-me.

Tancredo Neves




   

© 2006 - Família Fantini - Todos os direitos reservados.

Indique a um amigo!

Família Fantini - MG / Brasil
www.familiafantini.com.br

ConB2c